recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    dezembro 2007
    S T Q Q S S D
    « out   jan »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

    Nosso Sinhô do Samba - Parte 9

    Ouvindo Alda Verona

    O novo Hekel Tavares

    Neiva Gomes e a paixão pelo tango

    Muraro: o tango e o foxtrote

    Bidu Reis na Rádio Nacional

    Figuras de cartaz: Dilu Melo

    Alvarenga, Ranchinho e Capitão Furtado

    Figuras de cartaz: Orlando Silva

    Radamés Gnatalli e o Congresso Radiofônico

    Mais fotos

Luís Cláudio

Posted by everbc em 21/12/2007

Lus Cláudio

Luís Cláudio (Luís Cláudio de Castro), cantor / compositor, nasceu em Curvelo MG em 22/3/1935. Aos sete anos de idade aprendeu a tocar um cavaquinho que ganhara do pai. Durante um ano estudou música com o maestro Moacir Santos; aos 12 anos formou com alguns amigos o trio amador Trovadores do Luar, que se apresentava em festas e serestas locais.

Em 1949 viajou com o trio para Belo Horizonte MG, apresentando-se para um teste na Rádio Inconfidência, foram contratados. Na mesma época e na mesma rádio, foi aprovado como cantor num programa de calouros, passando a cantar músicas norte-americanas. A rua onde ela mora, com letra do irmão Antônio Maurício de Castro, foi sua primeira composição gravada, em 1952, em um 78 rpm da antiga Sinter.

Em 1955 deixou a Inconfidência, seguindo para o Rio de Janeiro com os jovens cantores que Osmar Campos Filho fora buscar em Minas Gerais para a Rádio Mayrink Veiga, e foi contratado graças à intervenção de Ciro Monteiro. É desse mesmo ano a gravação de Blim, blem, blam (com Nazareno de Brito), para a Columbia, destaque no Natal de 1955, que lhe valeu o Disco de Ouro do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, como revelação masculina do ano.

Em 1956 gravou na Columbia o samba-canção Joga a rede no mar (Fernando César e Nazareno de Brito), entre outras. No ano seguinte, na mesma gravadora, lançou a valsa Quero-te assim(Tito Madi) e o paso doble Anda, jerico (Osvaldo Santiago e Alcir Pires Vermelho).

Transferindo-se para a RCA Victor, gravou em 1960 o samba-canção Só Deus (Evaldo Gouveia e Jair Amorim) e o samba Menina feia (Oscar Castro-Neves e Luverci Fiorini), além de guarânias, baladas e marchas. No ano seguinte gravou Rancho das flores, letra de Vinícius de Moraes para a cantata Jesus alegria dos homens, de Johann Sebastian Bach (1685—1750); o rasqueado Amor desfeito (Getúlio Macedo) e Deixa a nega gingar (de sua autoria).

Em 1968 participou do III FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro, interpretando Amada, canta (Luiz Bonfá e Maria Toledo), lançando no mesmo ano um LP juntamente com uma exposição de desenhos de sua autoria.

É formado pela Escola Nacional de Arquitetura, mas não exerce a profissão. Suas composições foram gravadas por Elisete Cardoso, Tito Madi, Nara Leão, Mansa e Dick Farney, entre outros. Teve como principais parceiros Nazareno de Brito, Fernando César e William Prado.

Em 1973 esteve na Europa, participando de programas com a orquestra da O.R.T.F., e gravou novo LP na Odeon, com Estrada branca (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e Amo-te muito(João Chaves). Dois anos depois, pela mesma gravadora, lançou o LP Reportagem, com Rugas (Nelson Cavaquinho, Ari Monteiro e Augusto Garcez) e Onde eu nasci passa um rio (Caetano Veloso).

Em 1980, a convite do Brazilian American Cultural lnstitute, viajou para os EUA, percorrendo cerca de 15 universidades, em programa de divulgação da MPB. Lançou em 1983, pela Leo Christiano Editorial, um álbum duplo com músicas do folclore de Minas Gerais, Minas sempre- viva!, acompanhado de livro de arte com apresentação de Carlos Drummond de Andrade.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira – Art Editora – PubliFolha.

58 Respostas to “Luís Cláudio”

  1. José Avelino de Oliveira said

    Gostaria de saber como comprar os discos de Luis Claudio que foi meu contemporâneo na Universidade.

    • Diógenes Antunes said

      Prezado,

      O Luiz Cláudio será homenageado aqui em Guaratinguetá dia 3 de maio, dentro do 17° Encontro Cultural Dona Eta 2011. Se você me enviar o seu e-mail, envio-lhe o programa completo. Todos oa fãs do Luiz Cláudio estão convidados.

      Um abraço, Diógenes, organizador do evento.

      12 31337448

      • Manassés Paranhos Prado said

        Diógenes, mesmo com atraso, gostaria receber o programa.

  2. Luiz Pereia Filho said

    Gostaria de saber se existe algum CD do cantor ou se é possível conseguir o LP de Luiz Claudio Gravado em 1980.
    LUIZ CLÁUDIO RAMOS – MÚSICA
    POPULAR BRASILEIRA
    CONTEMPORÂNEA
    (LP/1980)
    Luiz Cláudio Ramos
    Obrigado pela Atenção
    luiz_apof@yahoo.com

    • odilon da silva rocha said

      há um Cd “Este Seu Olhar” do seloRevivendo,de Curitiba. E procure baixar no Soulseek, achei muita coisa
      lá. Este maravilhoso cantor gravou em
      portugues EXODUS,tema do filme de 1960.
      Tambem gravado por João Dias.
      Procure conhecer ambas as gravações;

      • faz tanto tempo que procuro ouvir músicas de Luis claudio a alegria da minha infancia, Mas em vão eu não sei onde procurar e nem sei dele. A ultimamusica que ele fez suçesso foi “Serafim e seus filhos” do Rui Mauriti.

  3. Luiz Pereia Filho said

    Perdão pelo engano, é que tenho procurado tanto do informações sobre o cantor que coloquei o LP errado. Peço informar se existe algum CD gravado pelo grande interprete, uma das mais belas vozes do Brasil,ou se for o caso como conseguiria os LP gravados pela Odeon.
    luiz_apof.com

  4. Luiz Pereia Filho said

    Perdão pelo engano, é que tenho procurado tanto do informações sobre o cantor que coloquei o LP errado. Peço informar se existe algum CD gravado pelo grande interprete, uma das mais belas vozes do Brasil,ou se for o caso como conseguiria os LP gravados pela Odeon.Estou retificando a ~solicitação quanto aos LP
    luiz_apof.com

  5. Paulo Mainhard said

    Tenho necessidade de obter letra e música da música QUERIA, cantada por Luis Cláudio. Como posso obter um CD do cantor que tenha a referida música? Desde muito considero Luis Cláudio como um dos melhores cantores da MPB.

  6. Maria Raphael said

    Tenho muita saudade da linda voz do Luis Cláudio. Entre as muitas músicas que amo, destaco Meu segredo. Por favor informe-me como posso conseguir o Cd que tenha essa música.
    Fico inconformada com o esquecimento pela mídia de um cantor tão especial e talentoso.
    Vi, acho que no Globo Rural uma reportagem que falava de um cd talvez seja esse do folclore de Minas. Espero que me enviem informações.
    Abraços para o querido artista.
    Maria Raphael

    • Pedro Paulo said

      Tenho a música MEU SEGREDO e RECADO envie um e-mail e mando para você a musica.

      • Olá Pedro, ficaria muito feliz se me enviasse as músicas MEU SEGREDO e RECADO, ambas gravadas por Luiz Cláudio.Fico no aguardo, desde já lhe antecipando meus abgradecimetos,

        Fábio

      • Renir said

        Gostaria muito da musica Meu Segredo (ou seria Amar em Segredo?). Minha mãe amaria!!!!

      • Renir said

        poderia me enviar a musica e letra de MEU SEGREDO, Sr. Pedro Paulo? Obrigado!

      • Druca Fate said

        Prezado Pedro Paulo:

        Saudações.

        Eu encontrei este site maravilhoso e fiz vários pedidos se alguém teria “Meu Segredo” (1959), com Luiz Cláudio. Não tinha percebido que algumas pessoas também fizeram o mesmo. Eu gostaria também de ser contemplado com o envio dessa linda música que faz parte de minhas memórias infantojuvenis. Ficarei muito agradecido e á disposição se eu tiver algo de seu interesse. Enviar-lho-ei com o maior prazer.
        Cordialmente,
        Druca Fate.
        P. S.: Também há uma outra que há muito procuro: “Sinceramente teu”, 1956, com Luiz Cláudio.

      • Druca Fate said

        Meu endereço:
        drucafate@gmail.com

  7. Maria Raphael said

    Para o Paulo Mainhard

    Quem gravou a música Queria foi o cantor Carlos José. Se vc ainda estiver interessado posso lhe enviar a letra. Não sei se vc receberá esse recado. Aqui parece uma página que ninguém dá a mínima. Vejo só perguntas e nenhuma resposta.
    Maria Raphael.

  8. Oi, Maria Raphael:

    Também gosto demais da voz do Luíz Cláudio, e já consegui baixar muitas músicas dele. Fui procurando, procurando, e consegui encontrar

    Concordo com seu comentário sobre a página.
    Flora Maria

  9. Melissa said

    FLORA MARIA

    Gostaria muito de saber onde posso comprar ou pelo menos baixar as músicas do LP de 1959 do Luiz Cláudio!! Já pesquisei, pesquisei… mas não consigo encontrar nada. Agradeço de coração qualquer resposta.
    Abraços,
    Melissa

  10. Oi, Melissa:
    No end. abaixo v. encontra “um milhão” de sites para baixar música:

    http://virgulaimagem.redezero.org/sites-para-baixar-musica-brasileira

    O Luíz Cláudio 1959 está no:
    http://www.bossa-brasileira.blogspot.com
    no dia 7/2/08.

    Por esses caminhos consegui praticamente todas as gravações dele.
    Um abraço.

  11. Melissa said

    Querida Flora,

    Em primeiro lugar, obrigada pela rapidez na resposta.
    Acabei de baixar o LP do Luíz Cláudio. Vc não imagina minha felicidade em poder escutar essas músicas maravilhosas depois de tanto tempo!
    Um muito obrigada pelas dicas valiosas.
    Grande abraço pra vc e fica com Deus.

  12. O filho do Luiz Cláudio criou um Grupo de Discussão, e repasso o end. para os admiradores desse ótimo cantor:

    http://groups.google.com/group/musicasdoluizclaudio/files

    Um abraço
    Flora Maria

  13. Oi, Melissa:

    Imagino sim, sua alegria, pois senti da mesma forma quando consegui ouvir novamente as músicas que fizeram parte da minha infância/adolescência, e que pensei nunca mais encontrar.
    Aqui onde eu moro existe um programa, aos domingos em que só se ouve música antiga. Foi uma descoberta maravilhosa !
    Música é muito importante para mim, mas somente as músicas antigas, as músicas que gosto.
    Visite meu blog, pois já fiz 3 postagens falando sobre o Luíz Cláudio.
    Um abraço

    Oi, Maria Raphael – ainda não consegui Meu Segredo, que tambem gosto muito, e gostaria da letra da Queria, do Carlos José.
    Um abraço.
    PS: estamos movimentando a página, não é mesmo ?

    • Maria Raphael said

      Flora Maria,
      Desculpe não ter respondido, é que eu estava desencantada mesmo com a página. Hoje resolvo voltar aqui e vejo seu recado, dois anos depois. Pode ser que você já não esteja mais por aqui, mas mesmo assim deixo minha resposta. Quem sabe? Estarei por aqui para conferir.
      Um grande abraço.
      Maria Raphael

  14. Luiza Helena said

    Serah que ninguem da familia dele ve algum destes sites?
    Todo site que entro tem gente procurando/querendo comprar o disco dele e nao achamos em lugar algum…

    Google nao estah ajudando muito :-(

  15. Oi, pessoal:
    No Grupo de Músicas do Luíz Cláudio já podemos ouvir os LPs Encontro e Sonhando. O end. é :
    http://groups.google.com.br/group/musicasdoluizclaudio?hl=pt-BR

    Vamos divulgar !
    Abraços
    Flora Maria

  16. Tenho um site chamado Por Onde Canta, com fotos, musicas, biografia e situação atual do Luiz Claudio e de vários outros artistas sumidos da mídia. Apareçam! Abraços!
    Aqui vai!
    http://porondecanta.multiply.com/photos/album/214

  17. Olá pessoal, existe em Curitiba um gravadora que reeditou um disco maravilhoso do Luiz Cláudio(Voz e Violão)e que pode ser adquirido visitando o site revivendo.com.br, e eles lhe enviam com o maior prazer assim que confirmarem o pagamento, e não é caro.Eu comprei e me sinto muito feliz, pois sempre admirei Luiz Cláudio,tanto como cantor como arquiteto e pintor.Tudo o que ele faz é de muita qualidade, além ser uma pessoa maravilhosa,como eu gosto de dizer,”bem Drumoniano” me referente a outro grande mineiro o porta Carlos Drumond, sem badalações.Mineiro é assim:espia, olha, olha, espia de novo e depoi pensa como fazer, e aí já está feito com a mais alta qualidade.Espero que gostem.Um abraço a todo por admirar asim como eu o Luiz Cláudio.

  18. Olá Luiziho, por favor não me deixe na mão, me envie seu e-mail, pois preciso fazer e manter contato.Quando este aí, há 2 anos, vc não estava, que pena.Não sei se se lembra de mim, sou cunhado do Marcos.Anote por favor meu e-mail: fabiordemelo@gmil.com
    O meu abraço a vc e a todo de casa,
    Fabio

  19. Olá pessoal, gostaria muito de pedir a todos minhas sinceras desculpas por meu engano quando mencionei erroneamente o site onde onde pode talves ser adquirdo o CD do cantor LUIZ CLÁUDIO(ESTE SEU OLHAR).Não posso garantir a diponibilidade deste CD, uma vez que o comprei em 2005.Mas anotem o site e o e-mail da gravadora REVIVENDO:www.revivendomusicas.com.br e mail
    é revivendo@revivendomusicas.com.br
    Neste site da REVIVENDO há muita coisa interssante,. Vale a pena visitá-lo.Faço votos que encontrei o produto desejado.Mais uma vez por minha distração, peço-lhe minhas desculpas.

  20. Luiz poeta Claudio;
    Conhecí seu trabalho , por um amigo ( Antonio Belo) tambem poeta.
    Sua voz é bela!

    Parabens por tantos talentos juntos numa só pessoa.
    Um abraço!

  21. Manassés Paranhos said

    Olá pessoal e fãs de Luiz Claudio, quero dizer que sou admirador n° 1 desse cantor mineiro. Pena que suas músicas não foram reeditadas, apenas a Revivendo acaba de lançar recentemente o CD Esse seu olhar. Se alguém de bom gosto disponibiliza suas músicas, favor passar pra mim. Um grande e afetuoso abraço MANASSÉS (Maceió-Alagoas)

    • Leonardo Arecippo said

      Ola, Manassés, sou Leonardo Arecippo. Preciso entrar em contato com você para uma pesquisa que deverei iniciar em agosto. A pesquisa é sobre a Música alagoana dos festivais de musica do DCE-UFAL durante os anos da ditadura civil-militar, e sei que você teria muito a dizer sobre o fenômeno. Gostaria que entrasse em contato comigo: Facebook – https://www.facebook.com/leonardo.arecippo. Fone 8118 8056 e e-mail larecippo@yahoo.com.br. Grande abraço

  22. Aldo Mikaelli said

    O cantor Luiz Claudio é de 1935, e pergunto se vive em Minas ?Amanhã, domingo, 14/11/10 das 8 as 10 hrs vou rodar Recado com o Luiz Claudio.Acesse:www.centraldoparana.com.br ese vivo estiver entrar em contacto comigo. Obrigado.

    • Maria Clara Sá R.Castro said

      Olá bom dia,
      Luiz Claudio é tio de meu esposo ( Guilly Castro) também cantor aqui em Belo Horizonte com voz idêntica a de seu tio Luiz .Claudio.
      Comunico que Luiz Claudio faleceu agora em 27/08/2013, na cidade de Guaratinguetá/SP, aos 78 anos.
      Maria Clara Sá R.Castro

      • Manassés Paranhos said

        Maria Clara, um abraço. Quando morreu mesmo Luiz Claudio de Castro? 27, 28 ou 30.08.2013? Há várias informações…

  23. Marcos J.A. Scoralick said

    Peço o gentil favor que me envie algumas músicas deste cantor, possuidor de uma das mais belas vozes do Brasil de todos os tempos. Voz aveludada e educada. Dentre estas,gostaria: Rancho das Flores e uma outra que focaliza o Natal (Papai Noel), cujo nome me falha no momento.
    Muito agradecido.

  24. Estou a procura de uma musica que marcou o encontro de meus pais que fazem em Abril 50 anos de casados. Minha mae afirma que a musica e de Luiz Claudio, tem quase certeza, queria que alguem pudesse me passar o nome dela e como adquiri-la se realmente ela era interpretada por Luiz Claudio. A musica comeca assim “Eu conheci o amor ao te encontrar, o verdadeiro amor que eu esperava, amor cheio de ilusao de ternura e emocao, amor que eu sempre desejei” Espero que alguem possa me ajudar, desde ja agradeco.

    • Druca Fate said

      Prezado Marcelo Elias:

      O nome da música é “Oração de Amor”, gravada por Luiz Cláudio em 1960. Saiu em seu LP daquele ano. Caso não a tenha conseguido ainda, poderei enviar-lhe via e-mail, pois a tenho.Também estou procurando uma música de Luiz Cláudio intitulada “Meu Segredo” (versão de “The Secret”), de 1959.
      Cordialmente,
      Druca Fate

      • Dina Caldeira said

        Oi, Druca!

        Moro em Curitiba, Paraná e sou muito fã do Luiz Cláudio.Como vi sua mensagem pra uma pessoa que queria encontrar a música “Oração de Amor, dizendo que poderia enviá-la por e-mail, gostaria que você também a enviasse para mim.Meu e-mail é: urso48@yahoo.com.br
        Agradeço pela atenção, Dina

      • Gostaria muitíssimo de obter o cd/lp (ou outra forma de emissão musical) do saudoso cantor mineiro Luiz Claudio, que contenha a belíssima compsição “Oração de Amor”, lançada em lp em 1960. Ficarei felicíssimo se eu conseguir tal preciosidade. Por favor, atenda-me neste pedido. Faço questão de pagar pela preciosidade. Antecipadamente, muito obrigado. GILBERTO GONÇALVES DE ASSIS – Email: lonelypbpe@gmail.com.

  25. CARLOS ROBERTO DE SOUZA said

    GOSTARIA DE ENCONTRAR A MÚSICA DE LUIZ CLADIO CHAMADA AMOR DESFEITO DE 1.962, SE ISSO FOR POSSIVEL FICAREI MUITO GRATO.

    CARLOS ROBERTO DE SOUZA

  26. Jurandir said

    Gostaria de encontrar a música do Luís Claudio que começa assim: Eu conheci um amor ao te encontrar, um verdadeiro amor que eu esperava, amor cheio de ilusão, de carinho e emoção. Inclusive gostaria de saber o nome da música.

    Jurandir

    • Sônia Maria do Prado said

      Eu também estou procurando por essa música. Chama-se “Oração de amor”. A única coisa que sei é a letra completa, e também sei cantá-la pois marcou muito minha inância, mas não sei onde encontrá-la. Se conseguir a gravação, por favor me envie. Meu email é: soniamprado@hotmail.com. Não consigo achar quase nada sobre o Luís Cláudio. Obrigada!!!!

    • Druca Fate said

      Prezado Jurandir:

      O nome da música é “Oração de Amor”, gravada por Luiz Cláudio em 1960. Saiu em seu LP daquele ano. Caso não a tenha conseguido ainda, poderei enviar-lhe via e-mail, pois a tenho.Também estou procurando uma música de Luiz Cláudio intitulada “Meu Segredo” (versão de “The Secret”), de 1959.
      Cordialmente,
      Druca Fate

      • Márcia said

        Druca foi um prazer te encontrar com essas notícias, pois desde pequena minha mãe conta como conheceu e se apaixonou pelo meu pai, então procuro esta música Oração de Amor de Luiz Claudio, caso tenha, ficaria muito grata.
        Meu e-mail: dougmarc@hotmail.com

        At.Márcia Regina

    • Manassés Paranhos Prado said

      Olá, a música de Luiz Cláudio que vc procura chama-se ORAÇÃO DE AMOR. É simplesmente linda …

  27. douglas said

    eu queria saber em que ano luiz claudio morreu
    respondam se possivel eee tchau!!=)

  28. Druca Fate said

    Por favor, eu gostaria muito de ser contemplado com a linda música de LUIZ CLÁUDIO intitulada “Meu Segredo”. Ela faz parte de minhas memórias infanto-juvenis e não a encontrei nem em “sebos”. Lembro-me de que o disco era com duas faixas apenas, uma de cada lado, cerca de 1959. Eu, que sempre estou enviando coisas raras e boas para muitos intenautas, achei, enfim, uma oportunidade de, talvez, consegui-la. Ficarei extremamente grato.

  29. luiz claudio said

    ola pessoal,interessante..perguntei ao meu querido pai(falecido)a origem de meu nome..claro ele disse-me filho gosto mto deste cantor..LUIZ CLAUDIO,e realmente um grande cantor,saudaçoes a todos,Luiz Claudio

    abraços a TEREZA LIANA

    3191123234-bh

  30. Mario de Oliveira Pinheiro said

    A FENAB fEDERAÇÃO nACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES aTLÉTICAS DO BANCO CO BRASIL lançou um LP em que Luís Cláudio aparece em algumas faixas. A interpretação de Luís Cláudio de Aquarela do Brasil(Ari Barroso) é definitiva. Arranjo adequado ao timbre de voz suave de LC, a união perfeita de melodia e voz. Essas interpretações de LÚIZ CLAUDIO no LP da FenaB são inesquecíveis. Tenho uma jóia .

  31. manassés paranhos prado said

    Algo sobre Luiz Cláudio, cantor mineiro, passo meu E-mail e telefone: manasses.paranhos@globo.com – (82) 8833-8166

  32. andre said

    Achei a musica Oracao de amor de Luiz Claudio no link abaixo
    http://www.4shared.com/get/wkIaFPAx/Oracao_de_amor_-_Luiz_Claudio.html

  33. Druca Fate said

    Luiz Cláudio é aquele cantor brasileiro de voz lindíssima (às vezes, chamado de “Pat Boone brasileiro”) com um repertório maravilhoso, romântico e que, infelizmente, dando uma guinada em sua carreira, passou a gravar coisas que – como seria de se esperar – “passaram batido” em termos de sucesso. Canções sobre “pilão” e outras mineirices interioranas que o levaram ao ostracismo artístico nacional. Quantos sucessos dos anos 60 não poderiam ter tido a sua voz como intérprete… Poderia até citar algumas – na minha opinião – talhadas para a sua voz: ROSAS VERMELHAS PARA UMA DAMA TRISTE (Red Roses for a Blue Lady) e DOCE AMARGURA (Ti guardero’ nel Cuore), entre dezenas de outras que seriam sua marca registrada pós-RCA Victor. Mas, sua atividade como arquiteto parece que o tirou do rumo artístico e, assim, nós perdemos o único “Pat Boone brasileiro” que tivemos…

  34. a música MEU SEGREDO por favor mande pra min nesse email rafaelhave007@hotmail.com

  35. Vera Castro said

    Aos fãs do cantor Luiz Cláudio,sou fã do Luiz desde 1955, quando ele gravou seu primeiro disco,Farei uma homenagem ao Luiz Cláudio ,perto do dia 22 de março no Rio de Janeiro,RJ.Interessados entrar em contato comigo. TEL:021 3978-1022, ou email: raphaelcoelho93@hotmail.com.

    VERA CASTRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: