recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    abril 2006
    S T Q Q S S D
    « mar   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

>Música Regional

Posted by everbc em 14/04/2006

>

Os compositores profissionais urbanos, a partir do início da segunda década do séc. XX, designaram o nome “música sertaneja” as estilizações de ritmos rurais que denominavam arbitrariamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, que se identificavam por letras invariavelmente evocativas de beleza bucólica e romântica da paisagem, da vida e da gente do interior, e que, por serem nascidas e criadas longe das grandes cidades, eram tão livres quanto possível das influências norte-americanas e européias (jazz, fox-trot, música francesa, canção napolitana) sofridas pela cultura urbana.

A aceitação dessas chamadas canções sertanejas começou na área popular a partir do sucesso carnavalesco, em 1914, da toada Caboca di Caxangá (João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense), e entre as classes média e alta desde o sucesso da apresentação, na noite de 28 de dezembro de 1915, no Teatro Municipal, de São Paulo SP, por iniciativa do escritor Afonso Arinos, de algumas cenas do “antigüíssimo bumba-meu-boi, conhecido em todo 0 Brasil”.

Posteriormente, denominação mais genérica e usual para toda música popular com características rurais, notadamente uso de violas caipiras e acordeons, vocalização em terças paralelas (ou seja, as melodias das duas vozes se mantêm separadas pela mesma distância na escala) e atmosfera geral interiorana. O termo costuma ser utilizado como sinônimo de música caipira, ou seja, a música da região Centro-Sul (também chamada “Paulistânia”).

Mais amplamente, música sertaneja seria também o baião, o xaxado, enfim, toda música produzida nas regiões Norte-Nordeste, onde efetivamente há. sertão e que têm em comum o fato de não serem cultura de cidade grande.

Desde o começo do séc. XX, temos música urbana produzida com sotaque interiorano, caracterizando até gêneros como samba sertanejo e valsa sertaneja. Tanta confusão é aumentada pelo fato de muitos estudiosos fazerem distinção entre caipira e sertanejo. Música sertaneja é, para eles, a música caipira feita nos grandes centros urbanos por não-caipiras, “fabricada” por imitação, humorismo ou comércio puro e simples; ou, como diz José Ramos Tinhorão: “a música caipira é manteiga, e a sertaneja é margarina”.

Um bom exemplo desta última é a valsinha Sereno, de Antônio Almeida (sobre motivo folclórico), lançada pelos Anjos do Inferno em 1943 e que inclui brincadeira com o caipira do Sul: “Ô dona Maricota, quer me dar o prazer desta contradança? / Pois não, seu Janjão! “.

Inesita Barroso aponta um fator que diferencia definitivamente a música caipira da sertaneja: aquela só canta sobre a vida no campo, incluindo histórias de bichos, chegando muitas vezes a ser fábula musicada (embora, acrescentamos, possa falar também de “causos” ligados à religião e de entreveros resultantes do contraste entre pessoas ou coisas caipiras e urbanas). Já a música sertaneja, feita na cidade, só fala de temas da cidade, sendo, em geral, mais dramática e negativa, com perdições, traições, adultérios.

Na Beira da Tuia – Tonico e Tinoco (17/05/1960)

Alguns representantes das músicas regionais antigas inclusos neste blog:

Algumas músicas cifradas:

Outras páginas com músicas sertanejas: Luiz Gonzaga. Abaixo a relação atualizada (09/10/2007) dos artistas da Música Regional publicados:

Regional Almir Sater Alvarenga e Ranchinho Anastácia Angelino de Oliveira Ariovaldo Pires Arlindo Pinto Bob Nelson Capitão Barduíno Capitão Furtado Cascatinha e Inhana Cornélio Pires Dominguinhos Gordurinha Humberto Teixeira Inezita Barroso Irmãs Galvão Jackson do Pandeiro João do Vale João Pacífico Luiz Gonzaga Manezinho Araújo Mário Gennari Filho Mário Zan Nelson Ferreira Nhá Zefa Pedro Raimundo Pena Branca e Xavantinho Quinteto Violado Raul Torres Regional, Cifras de música Regional ou Sertaneja, A música Renato Teixeira Sérgio Reis Severino Araújo Teddy Vieira Teixeirinha Tião Carreiro Tião Carreiro e Pardinho Tonico e Tinoco Zé Dantas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: