recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    outubro 2006
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

>Carmelo Larrea

Posted by everbc em 02/10/2006

>

Carmelo Larrea, compositor e instrumentista, nasceu em Bilbao, Espanha, em 1908. Estudou música na Sociedade Filarmônica, com Jesús Guridi. Mais tarde, trabalhou como empregado em uma loja de bicicletas e como desenhista.

Atuou durante cinco anos no circo, integrando um trio de piano, violino e concertina. Estréiam em Donostia-San Sebastián formando parte do circo dos irmãos Carrey, depois atuam em Barcelona e Madri e passam para os circos Corzana e Feijoo. Carmelo tocava o piano e era um fã do «jazz». Também toca saxofone em um estabelecimento do bairro de Santa Cruz de Sevilha.

Começa a escrever música, incentivado por um companheiro da orquestra. Seu primeiro grande sucesso foi ¡Que buena soy!. Em 1941 compõe Noche triste, que é interpretada Antonio Machín em Sevilha. A partir de então, Larrea compõe novas canções, tais como: Las doce en punto, Un año más e o pasodoble No te puedo querer.

Muda-se para Madri e compõe uma canção para um festival, Dos cruces, da qual foram feitas mais de oitenta versões (inglês, francês e japonês), aparecendo em cinco filmes. Seguem os sucessos de Larrea: Camino verde.

Posteriormente, se muda para a América e, depois de visitar vários países durante nove anos, regressa para a Espanha. Vai para Londres e se integra a uma orquestra do barco «Nili», de Israel, que faz cruzeiros turísticos pelos países nórdicos. Em 1965 volta para a Espanha residindo em Madri onde morre em dois de fevereiro de 1980.

Fonte: La Coctelera
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: