recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    maio 2007
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Categorias

  • Arquivos

  • Twitter

Morgana

Posted by everbc em 10/05/2007

Morgana

Morgana (Isolda Corrêa Dias) – 2/8/???, – São Paulo SP, 4/1/2000 – Começou sua carreira como cantora lírica, no qual obteve êxito durante sete anos. Em 1958 passou a se dedicar à música popular, inicialmente se apresentando como Morgana Cintra.
Obteve imediatamente grande sucesso com a primeira gravação: Serenata do adeus, que tornou-se bastante conhecida através de sua gravação. Logo após gravou Mais brilho nas estrelas, que também teve grande aceitação pelo público, bem como o recente sucesso de Edith Piaf, em versão de Odair Marzano, Hino ao amor.
Em 1958 ganhou o Troféu Imprensa de melhor cantora. Seus principais sucessos foram Arrependida e Serenata do adeus, ambas de 1958, Canção da tristeza, Conselho, Este seu olhar, estas de 1959, Hino ao amor, de 1960, Não pense em mim, de 1967, e E a vida continua de Jair Amorim e Evaldo Gouveia. Seus principais discos são Esta é Morgana (1959) e Morgana (1960).
Também atuou como cantora na TV. Sua canção mais famosa foi a música-tema da novela O Direito de Nascer, da extinta TV Tupi, em 1965, época em que era carinhosamente chamada de “Fada Loira”.
Em 1973, no auge do sucesso no Brasil e no exterior, ela decidiu trocar a carreira de cantora por uma rede de pizzarias, montada em sociedade com o marido. Faleceu aos 65 anos e foi sepultada no cemitério Quarta Parada, em São Paulo.

12 Respostas to “Morgana”

  1. Sou um monge de vida contemplativa e desde adolescente minha artista preferida foi, é e será sempre a excelente cantora Morgara “a Fada Loura” que São Paulo revelou para o Brasil. Aos quinze anos tive o prazer de conhecê-la em Porto Alegre, falei com ela pessoalmente. Realmente era lindíssima e educadíssima, além de todas as qualidades que tinha. O Brasil perdeu uma mulher notável, um a voz incomparável. O que me deixa um pouco triste é a maneira de como nosso pais trata o patrimõnia da arte brasileira.
    Atenciosamente,
    Monge Paulo Roberto

  2. Alexandre said

    Olá
    Sou Alexandre filho da cantora Morgana e tenho muito material e discos de minha mae, gostaria de fazer um site em memória dela e disponibilizar musicas e videos que possuo, e peço ajuda de quem entende do assunto.
    Obrigado

    • Devaney Godoi said

      Caro Alexandre. No Dicionários Cravo Albin de MPB, não constava o nome de Morgana. Protestei muito junto ao Ricardo Cravo Albin, e ele acabou colocando os dados que enviei ao Dicionário. Consulte o site do Cravo Albin e veja se as informações são corretas. Você pode enviar mais dados e correções por e-mail. Procure conhecer também o Instituto Moreira Salles, que vem regravando e disponibilizando a história musical brasileira, com patrocínio da Petrobrás. Procure se inserir no vagalume e cifra antiga. Pelo google você acha tudo. boa sorte. Godoi.

    • Delma Gonçalves said

      Olá, Alexandre, eu tenho compactos da Mprgana. Quem meu deu foi a tia Nádia, esposa do tio Paulo Correa Dias que era guarda civil, será que vc sabe quem é? Sei que eles eram seus tios e meus tbm.

    • Nivana said

      Olá Alexandre, como está vc? Aqui é a Nivana da Rua Luis Góis, o pessoal do Waldomira precisa do seu contato…

    • Paulo Roberto said

      Alexandre tu poderias realizar uma fundação em nome de tua mãe, e ali colocar tudo que pertenceu a ela e tornar esse lugar um local de visitação pública cobrando um valor para a manutenção da fundação. Não deixa o nome de tua mãe ficar esquecido. Uma grande cantora como ela foi, jamais poderá deixar de ter um lugar exclusivo para ela onde as pessoas possam continuar a reverencia-la.

    • Ina bueno neves said

      Olá alexandre tudo bem sou a ina esposa do fernando amiga da sua esposa a mila (Ludmila ), algum tempo tenho procurado contato com a sua esposa, pois perdi o contato com ela. Vou deixar meu email: ina.ibn@gmail.com

  3. CLEONICE FRANCO ( Cuca ) said

    Foi muito legal as dicas que vc deu pro meu primo . MORGANA foi e sempre uma grande cantora. Uma pena que que os grandes nomes da musica brasileira são esquecidos.

  4. Dr Aires J Corsi said

    Tenho a gloria de ter sido amigo pessoal da Morgana,, e ter desfrutado do prazer de ouvi-la cantar ao vivo tanto na casa dela como na minha sem ajuda de nenhum instrumento musical, era só a voz maravilhosa e a energia da minha linda amiga que no coração só tinha amor.Quero partilhar com todos minhas eternas saudades.

    Sou o Aires cujo email é drairescorsi@hotmail.com

  5. SILAS DE OLIVEIRA LIMA said

    É FADA LOURA, SUA BELEZA INESQUECIVEL . SUA VOZ LINDISSIMA , HOJE EM DIA , POR MAIS TECNOLOGIA QUE HAJA, NADA COMO A CLAREZA E BELEZA DAS MULHERES DOS ANOS 40/50/60/ ,DO SÉCULO 20 HAAAAA SAUDADES DE VC MORGANA ……. GOSTARIA DE ENCONTRAR VINIL DA MESMA OU ,GRAVAÇÕES EM CDS/PENDRIVES ETC……

  6. Mongepaulorobertoff@gmail.com said

    Alexandre sua mãe a cantora Morgana além da belíssima voz que possuia, também possuia uma beleza incomparável. Tu como filho deveria idealizar uma fundação em homenagem a ela e nesse lugar expor todo o material como discos, prêmio, fotografias, revistas e notícias sobre ela para exposição pública. Mostrar ao Brasil que tivemos uma grande cantora que nada ficava a dever em comparação as grandes estrelas mundiais. Fazer desse lugar turismo de cultura para exposição publica e turismo. Nao forneça a ninguém o que o material que tu tens, porque infelizmente no Brasil a cultura é esquecida propositalmente. Abraços de um eterno fã de sua mãe, pois a conheci pessoalmente quando ela esteve aqui em Porto Alegre.

  7. Alexandre penso qúe tu como filho dessa admirável e inesqucivel cantora deve junto com seu irmão construir uma sala cultural, e nesse lugar colocar tudo que pertenceu a sua mãe, tornando esse lugar um ponto turistico para a cidade de São Paulo e para o Brasil. A cantora Morgana será sempre um patrimônio de nosso país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: