recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

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Raul Seixas

Posted by everbc em 08/06/2007

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Raul dos Santos Seixas, cantor, compositor, produtor e instrumentista nasceu em Salvador BA (28/6/1945) e faleceu em São Paulo SP (21 /8/1989). Sua grande influência foi o rock-and-roll da década de 50, que ouviu muito nos discos emprestados pelos vizinhos, funcionários do consulado norte-americano em Salvador.
Aos 12 anos fundou o conjunto The Panthers (mais tarde Os Panteras), primeiro grupo de rock de Salvador a usar instrumentos elétricos, passando a tocar em cidades do interior baiano. Começou a estudar direito, mas abandonou o curso para se dedicar à música. Em 1967, Jerry Adriani apresentou-se ao vivo em Salvador, acompanhado pelos Panteras, e se entusiasmou com o grupo, convencendo-os a se mudarem para o Rio de Janeiro RJ, onde gravaram pela Odeon (mais tarde EMI) seu primeiro disco LP, Raulzito e os Panteras.
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Raulzito e os Panteras.
De 1968 a 1972 trabalhou como produtor da CBS. Produziu e lançou, em 1971, o LP Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta sessão das dez, com músicas de sua autoria e em parceria com Sérgio Sampaio, tendo ambos como intérpretes ao lado de Míriam Batucada e Edy Star. Apresentou-se no VII F!C (transmitido pela TV Globo) em 1972, com duas músicas, Let me sing, let me sing e Eu sou eu, Nicuri é o diabo.
Contratado em 1972 pela Philips, gravou o LP Os 24 grandes sucessos da era do rock, no qual aparecia creditado apenas como produtor e arranjador (em 1975, com Raul já famoso, este LP seria relançado com seu nome e novo título, 20 anos de rock). Seu primeiro grande sucesso como intérprete foi Ouro de tolo, em 1973, incluída em seu primeiro LP solo Krig-há, Bandolo!, do mesmo ano e que incluiu outros êxitos, como Metamorfose ambulante, Mosca na sopa e Al Capone (Paulo Coelho). Seu sucesso se consolidou com os três LPs seguintes, Gitá (1974), Novo Aeon (1975) e Há dez mil anos atrás (1976).

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Abelardo Barbosa (Chacrinha) e Raul Seixas.

Mudando-se em 1977 para a Warner (que inaugurava sua filial brasileira), gravou três LPs: O dia em que a Terra parou (1977), que inclui Maluco beleza (com Cláudio Roberto), que se tornaria um hino da geração hippie, Mata virgem (1978) e Por quem os sinos dobram (1979).
Apesar de crescentes problemas de saúde e várias trocas de gravadoras, manteve o prestígio e o sucesso em quase todos seus LPs seguintes: Abre-te sésamo (CBS, 1980), Raul Seixas (incluindo sucessos como Capim Guiné, com Wilson Ângelo, e Carimbador maluco, este incluído no musical infantil Plunct, Plact, Zumm, da Rede Globo, Eldorado, 1983), Metro Linha 743 (Som Livre, 1984), Uah-baplu-bap-lah-béim-bum! (Copacabana, 1987), A pedra do Gênesis (Copacabana, 1988) e A panela do Diabo (em dupla com Marcelo Nova, um de seus maiores discípulos e líder do Camisa de Vênus; Warner, 1989). Seus outros sucessos incluem Como vovó já me dizia (com, Paulo Coelho, 1975), Rock das aranhas (1980) e Cowboy fora da lei (1987).

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Delírios do sultão Raul.

Com público dos maiores e mais fiéis, foi o primeiro artista brasileiro a ter um LP organizado e lançado por um fã-clube, a coletânea de gravações raras Let Me Sing my Rock-and-roll (1985, mais tarde encampada pela Polygram com título Caroço de manga), e mesmo após sua morte continua exercendo influência, com músicas regravadas por artistas tão diversos quanto Caetano Veloso (Ouro de tolo), Irmãs Galvão (Tente outra vez), Margareth Meneses (Mosca na sopa), Deborah Blando (A maçã) e o grupo RPM (Gita).

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Esse era o Raul.

Em 1995, várias homenagens marcaram seu aniversário – faria 50 anos. Foram lançados um livro, O trem das sete, Editora Nova Sampa, e um CD, Sociedade Grã-Kavernista apresenta sessão das dez, reedição do LP de 1971 (página dedicada a Tiffany Helga dos Santos, Itajaí-SC).
Algumas músicas
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Carimbador Maluco.
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Uma resposta to “Raul Seixas”

  1. Taine said

    QUEM CONSEGUE SER MULTIRITMICO COM TANTA PERFEIÇÃO COMO RAUL SANTOS SEIXAS, SABEMOS QUE É MPB DA MELHOR QUALIDADE, MAS DIZER QUE ELE FOI UM GRANDE ICONE DO ROCK É POUCO, O CARA TOCOU ATÉ BAIÃO.
    NÃO ACREDITO QUE NINGUÉM CONSIGA CHEGAR PERTO DA PERSONALIDADE INIGUALAVEL DO MARAVILHOSO MALUCO BELEZA.
    AS MÚSICAS DELE SÃO ORIGINAIS, ELE MESMO CENSURADO DIVERSAS VEZES, ELE CONSEGUIU MANTER A IDÉIA REVOLUCIONÁRIA PARA O MUNDO.

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