recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    agosto 2007
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

Maria

Posted by everbc em 13/08/2007

A necessidade urgente de uma música inédita para a peça teatral “Me deixa Ioiê” fez Luiz Peixoto criar os versos deste samba-canção sobre a melodia de “Bahia”, uma composição pouco conhecida de Ary Barroso.
O nome Maria, que muito bem substituiu o do samba original, era uma homenagem à estrela da peça, a bela atriz portuguesa Maria Sampaio, famosa também pelo seu talento. Esforçando-se para impressionar a homenageada, Peixoto caprichou nos versos, sendo Maria uma de suas melhores produções.
Só o início – “Maria, o teu nome principia / na palma da minha mão… – já vale por um poema, e dos bons. Gravado duas vezes por Sílvio Caldas, este samba foi sucesso em 1934 e 1940.

Maria (samba-canção) – 1933 – Luís Peixoto e Ary Barrosoclique para ouvir amostra da música

—-ABbo E7——————— A
Maria ! /——– O teu nome principia
————————GbmB7————————- Bm
Na palma da minha mão / ——E cabe bem direitinho
———–E7———– A Co——- E7E7/5+
Dentro do meu coração——— Maria
A —-Bbo E7 —————————A
Maria / ———-De olhos claros cor do dia
————————-GbmB7———————– Bm
Como os de Nosso Senhor/—– Eu por vê-los tão de perto
E7———————– A Co———– E7—– A7
Fiquei ceguinho de amor————- Maria

D——- A7——-D A7—— —D—- A7—- D
No dia, minha querida, em que juntinhos na vida
——–Ebo—————- A—- Db7—- Gbm
Nós dois nos quisermos bem
——————————-Dbm——– Gbm
A noite em nosso cantinho/ Hei de chamar-te
——–B7
baixinho
——————————–BmE7—- E7/5+
Não hás de ouvir mais ninguém, Maria !

A ——–Bb0 E7————————– A
Maria ! /——————- Era o nome que dizia
———————–Gbm—————————- Bm
Quando aprendi a falar / Da avózinha / Coitadinha
—————E7——– A—- C0 ——-E7—— A7
Que não canso de chorar———– Maria
——-D———- A7—– D A7——- D—— A7——- D
E quando eu morar contigo /—- Tu hás de ver que perigo
——–Eb0—————— A—- Db7—- Gbm
Que isso vai ser, ai, meu Deus
————————-Gbm—— Dbm——- B7
Vai nascer todos os dias uma porção de Marias
————————–Bm—– E7 E7/5+ ——–A F A
De olhinhos da cor do teus, Maria !———– Maria !

Deixe um comentário

 
