recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    setembro 2007
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

    Vanja Orico: Ela tem Sangue Índio

    O cantor das Graças de Iemanjá

    Mary Gonçalves: Ela ama a vida e é amada por todos ...

    Esther de Abreu, o Rouxinol de Coimbra

    Neusa Maria, a Rainha do Jingle

    Nora Ney, a Iracema da Voz de Mel

    Carmélia Alves, a Rainha do Baião

    Adelaide Chiozzo provoca desastres ...

    Ângela Maria, a Revelação de 1952

    Zé da Conceição

    Mais fotos

Adeus batucada

Posted by everbc em 03/09/2007

Carmen Miranda

Entusiasmada com o samba “Coração”, Carmen Miranda propôs ao autor, Synval Silva: “Se você me trouxer uma música que alcance a metade do sucesso de ‘Coração’, eu lhe darei três contos de réis”. E Sinval trouxe-lhe “Adeus Batucada”, que suplantaria “Coração” e outros sucessos, tornando-se um dos números mais representativos de seu repertório.

Choroso, sentimental, um belo canto de despedida ( “Adeus! Adeus! Meu pandeiro do samba / tamborim de bamba, já é de madrugada / vou-me embora chorando…”), “Adeus Batucada” foi executado no carrilhão da Mesbla, por ocasião do funeral de Carmen Miranda.

Adeus Batucada (samba) – 1935 – Sinval Silvaclique para ouvir amostra da música

Intr.: Gb7/9+   F7/9+   E7/9+   Eb7/9+


D Em
: Adeus
F#m Em
A-a-adeus
D
Meu pandeiro de bamba
F#m
Tamborim de samba
B7 Em
Já é de madrugada
Em5+ A7
Vou me embora chorando
Em A7
Com o meu coração sorrindo

E vou deixar todo mundo
Fº D A7
(1ª) Valorizando a batuca...da :
D A7
(2ª) Valorizando a batucada

Dm A7 Dm
Criança com o samba eu vivia sonhando
D7 Gm
Acordado eu estava tristonho, chorando

Jóia que se perde no mar
Em7/5- Dm
Só se encontra no fundo
E7
Samba, mocidade
A7 Dm
Sambando se goza neste mundo
A7 Dm A7 Dm
E do meu grande amor eu sempre me despedi cantando
D7 Gm
Mas da batucada agora eu despeço chorando
Em7/5- Dm
Guardo no lenço uma lágrima sentida
E7
Adeus batucada,
A7 D A7
Adeus batucada querida
Deixe um comentário

 
