recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    setembro 2007
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

Conversa de botequim

Posted by everbc em 03/09/2007

Não existe em nossa música popular crônica mais espirituosa sobre uma cena do cotidiano que a realizada por Noel Rosa em “Conversa de Botequim”. Localizada em um café, ambiente que o autor conhecia como ninguém, a crônica tem como personagem principal um freguês desabusado que, ao preço de uma simples média com pão e manteiga, acha-se no direito de agir como se estivesse em sua casa.
Assim, em ordens sucessivas, ele exige do garçom atendimento rápido e eficiente : “Seu garçom faça o favor / de me trazer depressa / uma boa média que não seja requentada/ um pão bem quente com manteiga à beça / um guardanapo / um copo d’água bem gelada…” -, que inclui ainda o fornecimento de “caneta, tinteiro, envelope, cartão, cigarro, isqueiro, cinzeiro, revistas, o resultado do futebol” e até “o empréstimo de algum dinheiro”, pois deixara o seu com o bicheiro.
Tudo isso fiado, pois, para terminar, o sujeito ordena: “Vá dizer ao seu gerente / que pendure essa despesa / no cabide ali em frente”. Completa esta obra-prima uma melodia sincopada de Vadico, que se casa com a letra de forma primorosa, como se as duas tivessem sido feitas ao mesmo tempo, por uma mesma pessoa. Noel Rosa é o melhor intérprete de “Conversa de Botequim”, uma de suas composições mais gravadas. No seu jeito simples de cantar, ele “diz” a letra com a naturalidade com que um malandro daria todas aquelas ordens a um garçom de botequim.
Conversa de botequim (samba) – 1935 – Noel Rosa e Vadicoclique para ouvir amostra da música
G A A/G F#m7 C7 B7 E7(4) E7 Bb7 A7 Eb7 D7 C7(#9) B7(#9)

B7(#9) Em7 A7 D
Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa
B7 Em7 A7 D D/C
Uma boa média que não seja requentada
G/B F#/Bb Bm7/A
Um pão bem quente com manteiga à beça,
E/G# E7(4) E7 A7
Um guardanapo e um copo d'água bem gelado

B7(#9) Em7 A7 D
Feche a porta da direita com muito cuidado
B7 Em7 A7 D D/C
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
G/B Gm/Bb D/A
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Bm7 E7(9) A7 D D/C
Qual foi o resultado do futebol

G/B B7/D# Em7 G7
Se você ficar limpando a mesa
C7 B7(9) B7(b9)
Não me levanto e nem pago a despesa
E7(4) E7 A7
Vá pedir ao seu patrão uma caneta, um tinteiro
D D/C
Um envelope e um cartão

G/B B7/D# Em7 G7
Não se esqueça de me dar palitos
C7 B7(9) B7(b9)
E um cigarro pra espantar mosquitos
E7(4) E7 A7 G4
Vá dizer ao charuteiro, que me empreste umas revistas
D7 B7(#9)
Um isqueiro e um cinzeiro

Telefone ao menos uma vez para 34-4333
E ordene ao seu Osório
Que me traga um guarda-chuva
Aqui pro nosso escritório

Seu garçom me espreste algum dinheiro
Que eu deixei o meu com o bicheiro
Vá dizer ao seu gerente
Que pendure essa despesa no cabide ali em frente
Deixe um comentário

 
