recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    setembro 2007
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

Mimi

Posted by everbc em 03/09/2007

A valsa “Mimi” é o grande sucesso de Uriel Lourival, um riograndense do norte, funcionário da Central do Brasil, que nas horas vagas era seresteiro e compositor. Seus versos rebuscados tinham por modelo os de Cândido das Neves, o Índio, por coincidência, também um ferroviário.
Só que em matéria de imagens pernósticas, de gosto duvidoso, o discípulo superava o mestre, o que se pode constatar na estrofe inicial de Mimi: “Dentro d’alma dolorida / eu tenho um riso teu / meu amor / teu sorriso de lindo albor / uma existência, um céu / tens na boca embelecida pérolas de luz / rubra ilusão do astral / perolário a iluminar / um eclipse do Sol com o luar…”. Seguem-se mais quatro estrofes de feitio idêntico, todas sobre melodia difícil, cheia de graves e agudos.
Além desta, houve mais duas “Mimis” na música brasileira dos anos trinta as das marchinhas “Linda Mimi” (João de Barro) e “Cadê Mimi” (João de Barro e Alberto Ribeiro). Bem diferentes da valsa, essas Mimis tiveram como musa uma bela chinesinha, vendedora de uma loja de discos.

Mimi – 1a. Parte (valsa) – 1934 – Uriel Lourivalclique para ouvir amostra da música

—–G —————-D7
Dentro d’alma dolorida
———————G—– D7
Eu tenho um riso teu
G—— Am
Meu a mor
—-B7 —————-E7
Teu sorriso é um lindo albor
A7—————– D7
Uma existência um céu
—-G——————- D7
Tens na boca embelecida
————–G
Pérolas de luz
——G7————— C
Rubra ilusão do austral
——–——— G —–E7
Perolário a iluminar
———–Am—- D7 ——–G
Uma eclipse do sol com o luar
G7 ———————-C
Num portento de alegria
—-E7——————– Bb7—- A7
Deus teve uma idéia um di – —–a
F ——–Gb° —————-C —–A7
E——- pediu com santa pena
————————-D7
Que eu te trocasse amor
——————–G7
Por Santa Madalena oh não
————————–C
Ah! Eu respondi chorando
—–E7—————- Bb7—— A7
Deus! Senhor! Estou pe – can – do
—–F——– Gb°—— C—- A7
Mas, doce Pai não trocarei
———-D7——– G7
Sem Mimi sem Mimi
———-C F C
Morrerei!

Deixe um comentário

 
