recordando a MPB

História da MPB com biografias, cronologia dos sucessos e músicas cifradas.

  • Postagens

    janeiro 2008
    S T Q Q S S D
    « dez   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Categorias

  • Arquivos

  • Cifrantiga Fotos

    Vanja Orico: Ela tem Sangue Índio

    O cantor das Graças de Iemanjá

    Mary Gonçalves: Ela ama a vida e é amada por todos ...

    Esther de Abreu, o Rouxinol de Coimbra

    Neusa Maria, a Rainha do Jingle

    Nora Ney, a Iracema da Voz de Mel

    Carmélia Alves, a Rainha do Baião

    Adelaide Chiozzo provoca desastres ...

    Ângela Maria, a Revelação de 1952

    Zé da Conceição

    Mais fotos

Sonia Lemos

Posted by everbc em 16/01/2008

Sonia Lemos

Sonia Lemos (Sonia Maria Melo Lemos), cantora e compositora, nasceu em 19/12/1943 no Rio de Janeiro, RJ. Irmã do poeta e letrista Tite de Lemos e parente do jornalista Carlos Lemos, integrante da diretoria da Escola de Samba Portela, surgiu no cenário musical em 1967, quando gravou um compacto simples com músicas de Geraldo Vandré.

No ano seguinte, lançou o primeiro LP pela gravadora Philips, Sonia Lemos e sua viola enluarada“, no qual interpretou, entre outras, Viola enluarada, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle.

Em 1975, gravou pela Discos Continental o LP 7 domingos. O disco foi apresentado pelo poeta e letrista Sérgio Fonseca e incluiu as composições Toda prosa e Sete domingos, ambas de Agepê e Canário, Baiana do rosário (Romildo e Toninho Nascimento), Meus outros anos (Noca da Portela e Sérgio Fonseca), Grêmio Recreativo e Escola de Samba (Leci Brandão) e Oferendas aos orixás (Dida e Everaldo Viola). O LP também contou com o acompanhamento do conjunto Nosso Samba e com a direção musical de Genaro.

No ano seguinte, lançou o LP Pérola de Agonitá, pela gravadora Discos Continental, disco no qual interpretou Pérola de Agonitá (Gérson Alves e Mhariazinha), Bambeia (Noca da Portela e Edinho Biólogo), 1° botequim (Dedé da Portela e Sérgio Fonseca), Amor inesquecível (Dona Ivone Lara), Prezado amigo (Rildo Hora e Sérgio Cabral) e uma composição de sua autoria, Contratempo na contradança, em parceria com Gérson Alves.

No ano de 1978, lançou o disco O amor seja bem-vindo, pela gravadora Polydor, LP no qual interpretou Canto nenhum (Dedé da Portela e Sérgio Fonseca), Autonomia (Cartola), Coração vadio (Edil Pacheco e Paulinho Diniz), Pode ir” (Roberto Corrêa e Jon Lemos), Momento exato (Leci Brandão) e Amor a três (Noca da Portela e Joel Menezes), entre outras.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

20 Respostas to “Sonia Lemos”

  1. sergio pires said

    sonia voce nao cantava musicas do roberto carlos bjs

  2. Claudinei Ataíde said

    Sônia gostaria de saber qual é a lembrança mais marcante que vc tem de Clara Nunes e como era sua relação com a mineira guerreira?

    • Sonia Lemos said

      Foi durante o festival da canção em SP onde participamos juntas. Minha relação era de companheirismo e respeito. Abraço.

  3. Fernando Peltier said

    Soninha, talvez nem lembre de mim. Estive no Rio com Dr. Hamilton Safira Andrade, 1967 e vc havia lançado “Vem por aí um dia lindo / que vai trazer o meu amor…” Lembro vivamente de tudo. Hj sou Teatrólogo (Ator, Dramaturgo, Diretor) e gostaria tanto de reaver nosso contato pra saber de sua vida como cantora (voz divina), compositora… se puder entre em contato: peltiatro@ig.com.br (orkut), fernandopeltier@hotmail.com, fernandopeltier@ymail.com, recantodasletras.uol.com.br/autores/afernandopeltier. Grato pela atenção. Abraço!

    • Sonia Lemos said

      Que bom que lembrou de mim. Ficarei contente de manter contato. Abraços.

      • Somente nesta data vi sua resposta!
        Eu sempre digo esta frase de que “vem por aí um dia lindo!”, sempre que algo de muito bom está para acontecer, significando que sempre lembro de você. Sou escritor (poeta e dramaturgo), tendo 5 livros publicados 03 dramaturgia e 02 de poesias).

  4. Sonia Lemos said

    sonialemosb@yahoo.com.br

    • Carmem said

      Oi Sônia,
      adoro sua voz!! magnífica! Sou quarentona, sempre cantei samba(de forma amadora) e, tenho viajado por muitos países e sei o valor que nossa música tem.
      Gostaria, de agora, partir pra uma coisa mais profissional.
      Tenho a voz muito semelhante à da Alcione mas, canto muito bem, Clara, Bethânia e Beth Carvalho.
      Você poderia me dar algumas dicas? Se quiser ser minha madrinha, pode também…rs
      um grande abraço e, mais uma vez, parabéns!!

  5. Erivaldo said

    Sônia querida que Deus te abençõe!
    Pode parecer incrivel tentei achar este post na net ja faz muito tempo enfim agora encontrei.Sônia tenho aparencia de menino mas sou da decada de 70 e cresci ouvindo suas musicas repetidamente em festa e confraternizações de meus familiares pois tenho irmãos mais velhos e gostaria de saber a onde posso ouvir aquela canção “Desperta Cangaceiro” obrigado voce sera uma diva da MPB um grande abraço e felicidades a você muita saúde !!!!

  6. Fatima said

    Por onde anda vc? Ganhei um concurso na escola, na epoca de menina, com sua música Sete Domingos,Saudades!

  7. louisie massi said

    SONIA LEMOS!!
    ADOREI SABER NOTICIAS DE VC!!MINHA MÃE ADORAVA VC!!E REALMENTE VC É MUITO LINDA AINDA COM CERTEZA!!ADORO A MUSICA 7 DOMINGOS LEMBRO DA MINHA INFANCIA!!AMO VC BJSSS.JESUS TE ABENÇOE

  8. Anderson Nogueira said

    Nao sei se lembrarás de mim. Eu sou amigo do Rogerio Bimbi, filho do Edson Bimbi (seu ex-marido, hj delegado, na época era tenente coronel e a conheci na vila militar). Eu e Rogerio assistiamos a vários ensaios seus, e eu adorava. Cresci com essa imagem de uma diva da MPB.
    Um beijao. Qdo vem fazer show aqui na minha cidade, Juiz de Fora?
    Anderson

  9. JOSE GENTIL said

    estava vendo um filme de casamento antigo onde vc aparecia. Vc namorava o Ricardo da Veiga Cabral, meu primo, o casamento era da minha irmã, nunca esqueci de vc porque era realmente muito bonita e usavava uma mini saia escandalosa para mim e estava na minha casa. bom saber de vc, eu tinha 9 anos na epoca.Forte abraço

  10. Ernesto Isaias Ribeiro de Mello said

    Como os outros que aqui escreveram , cresci ouvindo sua música. Meu pai era seu fã e se gabava de dizer que tinha uma prima no Rio que era cantora. Mas até hj nunca soube se era verdade, ele chamava-se Virgilio Ernesto Arantes de Mello, Piloto de avião de Belém do Pará, filho de Aderbal Lemos de Oliveira Mello e Noemia Arantes de Mello.
    Um grande abraço

    Ernesto Mello

  11. vilson silva said

    Lembro de você com o cartola num video
    acho que do programa fantástico.
    Um abraço do vilson

  12. vilson silva said

    Quando você irá gravar outros discos

  13. Carlinhos said

    Sônia, minha estimada e amada amiga! Me bateu uma saudade danada sua e busquei na internet uma forma de te encontrar. Perdi seu número que estava em meu celular, mas não gostaria de deixar de te saudar seu níver.

    Deixo um beijão meu, da Lelê, da Lalá e da Magnólia.

    Carlinhos.

  14. Juan morales said

    Olha que legal. tenho 25 anos mas sou um apaixonado pelo samba e acabei de ouvir umas músicas interpretadas por ela no youtube.
    e uma entrevista dela no fantástico no clube do samba dizendo que nunca trocaría o samba pela disco americana.
    linda voz,divina.

  15. Por que você saiu da mídia desde que puxou a Vila em 76? O que faz hoje da vida profissional?

Deixe um comentário

 
